Programa Musical e de variedades (entrevistas,curiosidades, reflexões da Palavra de Deus, arte, fé).
Este programa é uma Produção Independente com sede no Rio de Janeiro - Brasil.
Apresentação: Lira Cecília Tecladista de Jesus.
No dia 17 de novembro de 2017, às 21h:30 min foi realizado AO VIVO pela FanPage do Programa Talentos de Deus no Facebook, o sorteio do KIT CRISTÃO Nº 11 - Ano 2017.
Quem ganhou o KIT foi o morador na cidade do Rio de Janeiro: ABELARDO LIMA DE ASSIS .
O sorteio contou com a participação de:
→Abelardo Lima de Assis (Rio de Janeiro - RJ)
→Carla Martins (Cafelândia - Paraná)
→Cida Martins (Paraty - RJ)
→Cida Vidal (Taguatinga - DF)
→Estrela Brilhante Célia Brilhante (Rio de Janeiro - RJ)
"Aleluia! Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Como é agradável e próprio louvá-lo!" (Salmo 147:1)
No dia 15 de novembro de 2017, foi realizada a gravação do Programa Talentos de Deus em homenagem a Padroeira dos Músicos: SANTA CECÍLIA, por ocasião da sua festividade em 22 de novembro.
O ESPECIAL SANTA CECÍLIA contou com a participação do músico profissional MARCIO OLIVEIRA morador em Brasília - DF que além de dar seu testemunho de como "aceitou o chamado do Senhor" para dedicar o seu dom musical ao Sagrado na Santa Madre Igreja, também compôs especialmente para este dia um Hino à Santa Cecília e abrilhantou o Programa, cantando e tocando sua própria composição!
O Programa Talentos de Deus deste dia, em sua abertura teve o tradicional HORA DO ABRAÇO FRATERNO; também teve o momento da PALESTRA contando resumidamente sobre Santa Cecília. A Apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus, tocou no teclado uma música barroca - GREENSLEEVES - de um anônimo do século XVIII.
Vejamos a seguir um pouquinho da HISTÓRIA DE SANTA CECÍLIA.
CECÍLIA, VIRGEM E MÁRTIR
Santa Cecília pertencia à mais antiga nobreza romana. A seu respeito, a Liturgia das Horas diz que o culto a Santa Cecília, em honra da qual foi construída uma basílica em Roma no século V, difundiu-se por causa de sua paixão. Santa Cecília é exaltada como uma grande mulher cristã que, por amor a Cristo, professou a virgindade consagrada e sofreu o martírio.
De acordo com os costumes da época, não era necessário o consentimento da noiva para o casamento, e seu pai a casou com Valeriano.
UMA FÉ QUE VENCE E CONVENCE
Cecília tinha tal poder de persuasão que, apesar de ter se casado com o príncipe Valeriano, o fez compreender que pertencia inteiramente a Deus e que um anjo a guardava. Ele lhe prometeu que seguiria a sua fé se lhe fosse dado ver, com os próprios olhos, esse anjo admirável. E assim foi que, tendo a santa conseguido esse milagre, o nobre pagão se converteu à fé cristã da qual foi também glorioso mártir.
CECÍLIA SE ENTREGA A UM AMOR MAIOR
Após revelar sua consagração a Deus, Cecília aconselhou o marido a visitar o Papa Urbano, que se havia refugiado nas catacumbas. Desse encontro, resultou a conversão do marido e de Tibúrcio, irmão dele. Nessa época, era proibido o sepultamento de cristãos em Roma, porém eles se dedicaram a sepultar cadáveres de cristãos martirizados que encontravam. Em razão disso, foram levado a julgamento. Nessa ocasião, o imperador garantiu-lhes a liberdade caso adorassem o deus Júpiter. Diante de sua negação, foram torturados e decapitados numa região próxima a Roma.
O MARTÍRIO: AMOR ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS
Como também se negara a adorar outros deuses e preferido a morte à renúncia ao cristianismo, Cecília foi presa por ordem do imperador Severo e condenada a ser decapitada. Porém, por três vezes, a lâmina caiu sobre sua cabeça, sem que esta se soltasse do corpo. O milagre se deu ao fato de Cecília ter pedido a Deus a graça de ver mais uma vez o Papa Urbano. Três dias depois, quando ele chegou ao cárcere e a abençoou, ela faleceu devido aos ferimentos no pescoço.
PADROEIRA DOS MÚSICOS
Provavelmente, a degolação de Santa Cecília ocorreu em Roma, em 223. Filha de pais nobres, recebeu uma educação aprimorada, em que a prática da música e da poesia lhe era familiar. Nada, porém, do que se sabe sobre a sua vida nos leva a presumir que a mártir tivesse destaque na música. Há apenas o ofício da santa uma antífona que se se refere a instrumentos musicais e cânticos. Possivelmente, tocasse algum instrumento, talvez harpa, saltério ou cítara, que serviria para acompanhar seus piedosos cantares a Deus, a quem consagra sua vida e todo seu ser.
UM CANTO À CASTIDADE
Segundo uma antiga tradição, Santa Cecília cantou para Valeriano a beleza da castidade e o fez de modo tão eficaz que ele decidiu respeitar esse voto. Talvez por isso é que ela seja invocada como padroeira da música e do canto.
O certo é que os músicos a adotaram como protetora. Nos primeiros séculos do cristianismo, ela se impôs à veneração daqueles que a conheceram e dela se aproximaram. Muitas associações e a classe dos músicos se organizaram no mundo católico sob a égide protetora de Santa Cecília.
CECÍLIA: UMA EXISTÊNCIA INSPIRADORA
Os mais célebres pintores e escultores procuraram dar a Santa Cecília a figura de artista, que a tradição lhe atribui. Uns a imaginaram cantando ou tocando harpa, cítara, rabecão. Outros se limitaram a dar-lhe a pureza de linhas no rosto virginal, empunhando a palma simbólica do martírio, num fundo de emblemas musicais. O italiano Carlo Moderno (séc. XVI-XVII) esculpiu a famosa estátua da santa, caída e com o pescoço parcialmente cortado. Na festa anual, em sua homenagem - 22 de novembro -, que durante muito tempo se realizou em Paris, era de praxe estrear uma missa, composta especialmente para o evento por um músico famoso como Haendel, Clark, Gounoud, Sains-Saëns, Purcell. entre os contemporâneos, o inglês Benjamim Brittem escreveu uma "Ode a Santa Cecília".
O CULTO A SANTA CECÍLIA
Santa Cecília foi uma das santas mais veneradas durante a Idade Média e teve seu nome incluído non cânone da missa. Entre as santas, é a que tem maior número de basílicas em Roma. A nenhuma outra santa a cristandade consagrou tantas igrejas quanto a ela.
SANTA CECÍLIA NO BRASIL
Em 1860, por meio de um abaixo-assinado, a população paulista conseguiu seu objetivo: a construção da Igreja Santa Cecília. Em 1861, os devotos construíram a capela. A atual igreja, edificada no início do século XX no bairro Santa Cecília, em São Paulo, é decorada com telas de Benedito Calixto e de Oscar Pereira da Silva, reproduzindo o batismo de Valeriano, marido de Santa Cecília, os seus esponsais, a imposição das mãos de Santo Urbano em Santa Cecília, o julgamento, o martírio e o túmulo - motivos inspirados na vida da padroeira dos músicos.
Fonte: Santa Cecília, Novena e História - Paulinas, 4a. Edição, 2013.
Vídeo da Gravação ESPECIAL SANTA CECÍLIA
FOTOS DA GRAVAÇÃO DO
PROGRAMA TALENTOS DE DEUS
ESPECIAL SANTA CECÍLIA
➡LETRA DA MÚSICA DO MÚSICO MARCIO OLIVEIRA
ABENÇOAI, SANTA CECÍLIA
1. Com alegria, vamos juntos celebrar O seu exemplo e humildade relembrar Na grande festa dessa Santa especial Virgem Cecília, padroeira musical!
Refrão: Abençoai, Santa Cecília Os musicistas e cantores do Brasil!
2. Valeriano, o seu noivo, compreendeu A castidade e sua entrega ao Senhor Guardai meu corpo e minha alma, disse a Deus Aos pobres deu todos os bens por puro amor.
(Refrão)
3. Ante os romanos, a sua fé nunca negou E na tortura até os soldados converteu Foi condenada e seu sangue derramou Guardou a fé e o bom combate combateu!
(Refrão)
4. Sua humildade e obediência ao Senhor Fizeram dela uma obra de amor A partitura que seu sangue escreveu Louvam os anjos e Cecília o nosso Deus!
(Refrão)
5. Seu testemunho e vitória triunfal Mês de novembro, recordamos com fervor Canta Cecília, preparando o Natal O nascimento de Jesus, Nosso Senhor!
"Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém
tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é
servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é
contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a
exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria." (Romanos 12:6-8)
Esta semana o Programa Talentos de Deus teve a honra de conhecer a poetisa Clarice Martins moradora em Limeira no interior do estado de São Paulo através da rede social Facebook.
No intuito de "descobrir" e dar oportunidade a Talentos de Deus para que saiam do anonimato, nossa Equipe fez contato com a poetisa e vejam abaixo a emocionante ENTREVISTA concedida pela Clarice Martins através de conversas via nosso e-mail programatalentosdedeus@gmail ...
⟹PROGRAMA TALENTOS DE DEUS ENTREVISTA CLARICE MARTINS⟸
SEU NOME, IDADE, ESTADO CIVIL, FILHOS, NATURALIDADE, AONDE MORA?
R: Meu nome é Clarice Martins, tenho 51 anos de idade, sou casada e mãe de 1 filho de 20 anos. Nasci em Monte Santo - MG. Atualmente moro em Limeira interior paulista.
DESDE QUANDO VOCÊ ESCREVE POESIAS?
R: Eu
comecei a escrever muito cedo.Éramos
muito pobres ... meus pais não tinham muito a nos dar. Meu
pai trabalha em fazendas e a gente vivia se mudando de uma fazenda para outra,
volta e meia eu tinha de mudar de escola, mas eu amava a escrita. Eu sempre
estava as voltas com a leitura e o lápis, isto
quando eu tinha lápis pois as vezes não tinha.
Lembro-me que eu ia para a escola muitas vezes apenas com o livro "Caminho Suave" que minha mãe conseguiu a muito custo. Sem caderno, sem lápis ,
sem borracha, chegava na classe morrendo de tristeza e vergonha! Todos
tinham cadernos lindos, borrachas grandes, lápis com tabuada, estojo,
canetinhas... como eu sonhava com tudo aquilo!... só Deus sabia. Então a
professora olhava para mim e me dizia: "Clarice, cadê o seu caderno?"... Eu dizia:
"não o tenho". Ela então tirava folhas de cadernos dela e me dava, arrumava um toquinho de lápis, cortava uma borracha de alguém e me dava...
eu ficava muito feliz e escrevia muito até acabar as folhas! Chegava em
casa lia tudo que escrevi sob a luz de uma lamparina, e quando acabava
de ler as folhas, eu lia o livro até dormir.
Como eu não tinha lápis e caderno, saía para a estrada de terra e escrevia
meus versos, meus poemas com um graveto no solo da estrada. Minha
mãe me falava: ‘É assim mesmo!’ E
ela também pegava um graveto e escrevia os dela na terra. A entrada da nossa
casa era a ‘estrada dos versos’,
porque eu e minha mãe escrevia versos nela.
Um
dia a pobreza acabou: meu pai nos levou pra cidade, casa boa e grande ,
carros e muito conforto. Então minha mãe comprou até caneta pra mim, nossa
quase morri com minha primeira caneta, foi aí que comecei a escrever e não
parei nunca mais !
QUEM LHE DESPERTOU O GOSTO PELA POESIA?
R: Minha tia e minha mãe.
QUAL ESCRITOR(A) QUE MAIS GOSTA?
R: Paulo Coelho.
JÁ PARTICIPOU DE ALGUM CONCURSO DE POESIA?
R: Nunca tive oportunidade.
JÁ GANHOU ALGUMA PREMIAÇÃO COM ALGUMA DAS SUAS POESIAS?
R: Não, ninguém se importa com minhas poesias, e eu apenas escrevo porque as palavras vem a mim e não posso deixá-las se perder. Um dia alguém lerá!
QUAL O SEU ESTILO? (ROMÂNTICA, RELIGIOSA, COISAS DO COTIDIANO, HUMORÍSTICA, ETC)
R: Cotidiano, nada específico. Um dia falo de amor, outro dia de família, outro de política, já falei até de feijão e arroz!
DÊ A SUA OPINIÃO: SERIA BOM DIVULGAR (INCENTIVAR) "OFICINA DE POESIA" NAS ESCOLAS?
R: No meu ver seria primordial, pois a escola é a BASE.
COSTUMA VISITAR SITES E/OU BLOGS DE POESIAS?
R: Não muito, mas procuro sempre por Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade.
CONTE-NOS UM POUQUINHO SOBRE QUEM É A "CLARICE MARTINS".
R: Nasci e cresci em seio católico e alémda poesia que é mais um robby, eu faço trabalhos musicais voluntários em asilos. Agora estou afastada por conta do coração, mas sempre foi meu trabalho social acolher e amar os velhinhos com muita música e alegria, os visitando,
ofertando-lhes muito carinho e atenção e levando doação de alimentos e outros, mas a alegria maior é ver as lágrimas nos olhos dos velhinhos quando toco alguma música que eles gostam tipo "Luar do Sertão". É muito gratificante! Espero melhorar para voltar.
Durante 15 anos trabalhei em ministérios de músicas em grupos de oração, fiz pregações, trabalho com cenáculos de Maria, este ainda faço às vezes, pois não requer muito esforço, apenas unção.
Sempre atuei mais no ramos musical do que na poesia. Comecei a tocar e cantar em grupos de terço, passei para cenáculos, ministério do qual sou consagrada leiga. Tinha a minha equipe que agora está sob nova direção, mas ainda faço cenáculos nas casas. Cenáculo com Maria é uma opção do terço consagrado a família, a Nossa Senhora e com muitas partes musicais também. A poesia é só uma parte do dom que Deus me deu!
SAUDADE?
R: Minha mãe (falecida).
LIVRO PREFERIDO?
R: O Pequeno Príncipe.
SONHO?
R: Nunca deixei de sonhar.
LEMA?
R: Ser feliz um pouco.
👉Ainda sobre a poetisa de Limeira "CLARICE MARTINS"...
Aos 10 anos escreveu um livro chamado "O Morceguinho"
que se perdeu no tempo e nunca foi publicado. Compôs 22 músicas dos 12 anos até
aqui, sendo que 20 músicas
são católicas e falam de Deus.
De
passar batom na Virgem Maria Mas ficou uma Tetéia Confesso que eu não o faria.
Ela é encantadora senhora
Nem precisa exaltar sua beleza
Simplesmente ela é merecedora
De toda realeza.
Mãe, mulher, esposa
Já foi amada escolhida
Por Deus no ventre materno
Sua dádiva já reconhecida.
As graças divinas o Anjo anunciou
Naquele tempo que ainda
Mulher não tinha valor
Ela foi agraciada Mãe do Salvador.
Ave cheia de graça foi assim a
saudação
Não temas disse o Anjo, pois tem predileção
Feliz ficou Maria, cantou com alegria
Correu fazer o bem a todos incluindo sua família.
Mais tarde sofreu muito na dureza
de seu tempo
Sofreu perseguição tamanha mas sempre foi exemplo
Mãe de todos os homens se tornou ao pés da cruz
Ao sofrer cruel e terrível dor de ver o filho na cruz.
Mas ela não se fraquejou e ainda
acreditou
Ainda hoje cuida de nós com grande zelo e amor
Ela é linda angelical mãe da humanidade.
Pede a Ela o que precisas pois ela conhece suas necessidades.
Salve virgem salve mãe do
cordeiro imolado
És senhora e rainha deste mundo desregrado
Cuida de nós que precisamos do bem
Seja sempre nossa mãe agora e sempre. Amém.
JARDIM DE NOSSA SENHORA
(Clarice Martins, Limeira - SP)
Ela escolheu um jardim Um jardim de flores mil Guardou todas em seu imaculado coração mas se encantou com as Rosas e os jasmins Flores do seu jardim perfumado São todos os filhos do Rosário Dado por Jesus na cruz a ela Como adotivos filhos Diletos filhos amados Eu você ,todos somos Dela Se rezamos nos aproximamos Do Imaculado Coração Dela Viva Nossa Senhora das flores e dos jardins Sejamos mulheres Rosas e homens Jasmins.
Nota: A poesia da autora Clarice Martins "Jardim de Nossa Senhora", está no quadro ESPECIAL NOSSA SENHORA. Ver vídeo abaixo do Programa Talentos de Deus gravado em 26 de outubro de 2017.
💗💗💗💗VOCÊ QUE ESTÁ LENDO ESTA ENTREVISTA E TEM CONDIÇÕES DE AJUDAR A POETISA CLARICE MARTINS A PUBLICAR ALGUMA DAS SUAS POESIAS, FAÇA CONTATO COM ELA E DÊ UMA OPORTUNIDADE A ESTE TALENTO DE DEUS! DEUS TE ABENÇOE...AMÉM.💗💗💗💗