Powered By Blogger

sábado, 28 de dezembro de 2019

ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL


No dia 22 de dezembro, o Programa Talentos de Deus teve como temática "ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL". O Programa foi conduzido pela Apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus. Vale lembrar aqui, que o Professor Carlos Frederico não participa mais como Co-Apresentador, pois o trabalho como professor de português e literatura no Estado, tem lhe ocupado maior parte do seu tempo. Aproveitamos a oportunidade para mais uma vez agradecer pela sua colaboração junto a este Projeto de Evangelização.

Lira Cecília além de falar um pouco sobre a origem da árvore de Natal, também fez uma oração e cantou e tocou no violão o clássico da música gospel "Aleluia" de Leonard Cohen.



A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas. Normalmente, a árvore de Natal pode ser um pinheiro ou mesmo artificial (feita de plástico e com várias cores diferentes). Seguindo a tradição, as famílias enfeitam a árvore com objetos que simbolizam o Natal, como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial e luzes coloridas.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

A árvore de Natal, conhecida em algumas regiões da Europa como "Árvore de Cristo", desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor.


A árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido. 


O costume de enfeitar árvores é mais antigo que o próprio Natal. Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza.


Os primeiros registros da adoção da árvores de Natal pelo cristianismo surgem do norte da Europa no começo do século XVI, embora tudo indique que por essa altura já era uma tradição vinda da época medieval, pois há registros de "Árvores de Natal" na Lituânia cerca do ano de 1510.

No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva e a sua história costumava ser encenada nas igrejas. Como representação do paraíso era usada uma árvore carregada de frutos.


Mas foi só durante o século XIX que a árvore de Natal se começou a difundir pelo resto do mundo, muito graças à contribuição da monarquia britânica. O príncipe Alberto, o marido de origem alemã da rainha Vitória, montou uma Árvore de Natal no palácio real britânico. Foi então tirada uma fotografia da família real junto à árvore, fotografia essa que foi publicada na revista "Illustrated London News", no natal de 1846.

No entanto, como o uso de árvores adornadas tem origem pagã,  a adoção da Árvore de Natal foi muito mais rápida nos países nórdicos e no mundo anglo-saxônico.


Já nos países católicos, como Portugal, a Árvore de Natal foi ganhando aceitação muito lentamente, pois a tradição de Natal eram os presépios, como única decoração da sua celebração.

Só a partir de meados do século XX é que a Árvore de Natal começou a ser mais aceita em Portugal, já que antes dessa altura era pouco popular nas cidades e completamente ignorada nas zonas rurais.

COMO ENFEITAR A ÁRVORE????
Sempre de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espírito Divino que vêm para nos abençoar aqui no plano físico.

NO TOPO DA ÁRVORE fixe uma estrela dourada, esta representa nossa Estrela Interior que anseia nos guiar na peregrinação da vida, é o nosso Espírito Divino que precisa nascer em nossa Consciência ( o topo de nossa Alma é a Consciência). Porém NUNCA ponha a estrela de ponta cabeça, se esta for de cinco pontas.

OS ENFEITES alegorizam virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, e também dentro da casa onde está a Árvore.



ORAÇÃO PARA O TEMPO DE NATAL

Ó Jesus, nascido em belém, quisestes aparecer neste mundo despojado de vossa divindade e de toda a grandeza humana. Não permitiste que os esplendores da divindade resplandecessem em vossa humanidade como no Monte Tabor, mas em tudo fostes igual a nós, exceto no pecado. Nós vos vimos submetidos aos limites da natureza humana sofredora. Quisestes necessitar dos cuidados maternos, como toda criança, e participar da condição dos pobres, nascendo numa gruta. Quisestes ser perseguido pelo poderoso Herodes e viver exilado no Egito. A tudo vos submetestes para aproximar-vos de nós, para serdes um dos nossos e ensinar-nos o caminho par ao pai. Dai-nos seguir vossos passos. Que também nós saibamos aproximar-nos de todos, especialmente dos pobres, humildes e das crianças com nossas palavras e nossos exemplos. Ó Jesus, que jamais sejamos ocasião de escândalo para os humildes e pequenos, pois deles é o reino dos céus.



ASSISTAM NO VÍDEO ABAIXO A GRAVAÇÃO COMPLETA DESTA TEMÁTICA

 











 

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

SORTEIO KIT CRISTÃO DEZEMBRO 2019


No dia 6 de dezembro de 2019, às 20 horas, com transmissão AO VIVO pelo facebook, o Programa Talentos de Deus realizou o SORTEIO KIT CRISTÃO DEZEMBRO 2019. Quem conduziu o sorteio foi a Apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus. 

Quem ganhou o kit foi a moradora em Cravinhos no estado de São Paulo: ROSANGELA MIANI.


PARTICIPARAM NESTE SORTEIO:

► ANGELO ALMEIDA: Guadalupe - RJ
► CLAUDIA MARIA DE CAMPOS: Cerquilho - SP
► MARGARETH GERSON: Guarujá - SP
► ROSANGELA MIANI: cravinhos - SP
► ROSEMARY NINA FERREIRA CARVALHAR: Belo Horizonte - MG
► STELLA MIKE ECO WHISKEY: Nova Friburgo - RJ 
► THEREZINHA BUSS 

Assistam no vídeo abaixo, o sorteio KIT CRISTÃO DEZEMBRO 2019.

 


FOTOS:
 












 



 

terça-feira, 1 de outubro de 2019

SÃO JERÔNIMO - Padroeiro dos Estudos Bíblicos


No dia 25 de setembro de 2019, Lira Cecília Tecladista de Jesus e Professor Carlos Frederico realizaram a gravação do Programa Talentos de Deus sobe SÃO JERÔNIMO.



Como de praxe, no início do Programa, ocorreu o tradicional "Abraço Fraterno"; logo a seguir os apresentadores contaram sobre a história de vida de São Jerônimo. Carlos Frederico recitou uma oração e Lira Cecília tocou no teclado a música católica "Toda Bíblia é comunicação".



Celebra-se no dia 30 de setembro o dia de São Jerônimo. Ele foi um homem de extrema importância para todos, porque através da sua sabedoria e do seu amor pela Palavra, ele traduziu a Bíblia Sagrada pela primeira vez para o latim (a língua mais popular entre os povos humildes). Sua tradução é chamada até hoje de Vulgata, porque foi baseada na linguagem e de fácil entendimento.

Nasceu na Dalmacia (Iugoslávia) no ano 342. São Jerônimo cujo nome significa "que tem um nome sagrado", consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras e é considerado um dos melhores, se não o melhor, neste ofício.



Ao redor dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote. Mas seus altos cargos em Roma e a dureza com a qual corrigia certos defeitos da alta classe social lhe trouxeram invejas e sentindo-se incompreendido e até caluniado em Roma, onde não aceitavam seu modo enérgico de correção, dispôs afastar-se daí para sempre e se foi a Terra Santa.

São Jerônimo morreu com quase 80 anos no dia 30 de setembro do ano 420. Ele é o Padroeiro dos estudos bíblicos, dos estudiosos da Bíblia. O dia da Bíblia foi colocado no dia de sua morte. Ele escreveu: Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo.

Assistam a gravação do Programa Talentos de Deus sobre SÃO JERÔNIMO no vídeo abaixo:




 FOTOS:
 









quinta-feira, 22 de agosto de 2019

SORTEIO KIT CRISTÃO AGOSTO - 2019


No dia 16 de agosto de 2019, às 21 horas e com transmissão AO VIVO pelo facebook, foi realizado mais um sorteio do Programa Talentos de Deus: KIT CRISTÃO AGOSTO - 2019. O sorteio foi conduzido pelo Co-Apresentador Professor Carlos Frederico.


Quem ganhou o kit foi MARCOS ANTÔNIO SILVEIRA CASTRO morador em São José, Santa Catarina, Brasil.


Participaram neste sorteio:

► Angelo Almeida: Guadalupe - RJ 
► Claudia Maria de Campos: Cerquilho - SP
► Dalva Santos: Bangú - RJ
► Marcos Antônio Silveira Castro: São José - SC


Assistam no vídeo abaixo este sorteio!

 
 
PRÓXIMO SORTEIO SERÁ EM NOVEMBRO/2019. A data será anunciada pela fanpage do Programa Talentos de Deus no facebook. AGUARDEM!!!!


domingo, 11 de agosto de 2019

CANONIZAÇÃO IRMÃ DULCE

No dia 28 de julho de 2019, o Programa Talentos de Deus, representados pelos Apresentadores Lira Cecília Tecladista de Jesus e Professor Carlos Frederico, gravaram sobre a Canonização de Irmã Dulce, agora Santa Irmã Dulce (Dulce dos Pobres). Carlos Frederico recitou uma belíssima oração diante da imagem de Irmã Dulce, e Lira Cecília cantou sua canção "Jesus me Chamou".



Mas o que significa dizer que alguém é canonizado? Basicamente, é dizer que uma pessoa é santa. "Canonizar" significa colocar no cânone de santos que podem ser adorados pelos fiéis. Quem decide isso é a Igreja Católica, representada pelo Vaticano, sua autoridade principal. Antes de chegar ao status mais alto, no entanto, os candidatos passam por uma primeira fase, chamada de beatificação.


O processo é complicado e, geralmente, demorado. O aspirante é avaliado por suas virtudes heroicas, santidade, escritos e seus milagres, feitos durante a vida ou após sua morte. Um bispo é apontado e faz o papel de "relator" do caso, buscando quaisquer informações que possam desqualificar o futuro santo. 

A igreja católica acredita que o legado de algumas pessoas merece um reconhecimento especial pela vida que levaram. Este reconhecimento é conhecido como canonização. Assim, o fato de que alguém seja canonizado significa que, de maneira oficial, a igreja católica proclama como modelo de conduta e referência moral e espiritual todos os católicos.


Nos primeiros séculos da era cristã os mártires se destacaram por sua integridade e coragem. O maior tributo que poderia receber um mártir era mencionar seu nome durante a missa, ou melhor, na principal parte da celebração da missa. Assim, a veneração dos fiéis aos mártires forma a origem da canonização.

Durante séculos a Igreja Católica deixou de aplicar normas estritas para a canonização, pois era suficiente a fama do mártir para conseguir este tributo. Neste sentido, as pessoas canonizadas eram normalmente missionárias, monarcas, cristãos, bispos ou fundadores de ordens religiosas.



Do ponto de vista histórico, a primeira canonização oficial da Igreja Católica ocorreu no ano de 993, onde Ulric de Augsburg foi declarado como santo.

A canonização de Irmã Dulce será no dia 13 de outubro. Além da Irmã Dulce, serão canonizados os seguintes beatos: John Henry Newman, cardeal, fundador do oratório de São Filipe Néri na Inglaterra; Giuseppina Vannini (no século Giuditta Adelaide Agata), fundadora das Filhas de São Camilo; Maria Teresa Chiramel Mankidiyan, fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família e Margherita Bays, Virgem, da Ordem Terceira de São Francisco de Assis. 


MARIA RITA DE SOUSA BRITO LOPES PONTES nasceu em 26 de maio de 1914 em Salvador, Bahia. Aos seis anos perdeu sua mãe, sendo educada por suas tias. Aos 13 anos, uma delas a levou para conhecer as áreas mais pobres da cidade, fato que despertou nela uma grande sensibilidade. Aos 18 anos ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, onde começou a ser chamada Dulce.

Uma das inspirações para o discernimento de sua vocação foi a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus. "A exemplo de Santa Teresinha, peno que todos os pequenos atos de amos, por menores que sejam, agradam ao Menino Jesus", dizia. Assim, seu pequenos atos de amor foram traduzidos em grandes obras sociais. Irmã Dulce fundou a união dos trabalhadores de São Francisco, um movimento cristão de trabalhadores na Bahia.


Iniciou depois a acolher pessoas doentes em casas abandonadas em uma ilha em Salvador da Bahia. Mais tarde, foram despejados e a religiosa transferiu a estrutura de acolhida para um antigo mercado de peixe, mas foi obrigada a abandonar o local. Assim, o único lugar onde ele poderia acomodar mais de 70 pessoas que precisavam de assistência médica era o galinheiro do convento onde vivia, que rapidamente transformou-se em um hospital improvisado.

Nos últimos 30 anos de vida, a saúde da irmã Dulce estava muito debilitada. Ele tinha apenas 30% da capacidade respiratória. Em 1990 começou a piorar e por 16 meses permaneceu hospitalizada, oportunidade em que recebeu a visita do papa João Paulo II, com quem havia tido uma audiência privada dez anos antes.

Ela foi transferida para o convento de Santo Antônio, onde veio a falecer em 13 de março de 1992. Milhares de pessoas em condições de extrema pobreza reuniram-se para dar a ela o último adeus.

😀👉 ASSISTAM O VÍDEO DESSA GRAVAÇÃO



ORAÇÃO A IRMÃ DULCE

Senhor nosso Deus 
Recordando a vossa Serva Dulce Lopes Pontes,
Ardente de amor por vós e pelos irmãos,
Nós vos agradecemos pelo seu serviço a favor
Dos pobres e excluídos.

Renovai-nos na fé e na caridade,
E concedei-nos a seu exemplo vivermos em comunhão
Com simplicidade e humildade,
Guiados pela doçura do Espírito de Cristo
Bendito nos séculos dos séculos.
Amém!



FOTOS





















 

quarta-feira, 3 de julho de 2019

NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO



No dia 23 de junho de 2019, o Programa Talentos de Deus apresentado por Lira Cecília Tecladista de Jesus e Professor Carlos Frederico, foi todo dedicado a falar sobre a história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro cuja data festiva é no dia 27 de junho.


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu de um ícone (pintura de Nossa Senhora) milagroso, que foi roubado de uma Igreja na ilha de Creta, Grécia, no século XV. Trata-se de uma pintura sobre a madeira, em estilo bizantino, com traços de simplicidade, arte e piedade.

Pensando no bom preço que poderia vender a obra de arte, um certo negociante roubou o quadro e o levou a Roma. Durante  o seu trajeto no Mediterrâneo, o navio foi atingido por uma forte tempestade que estava sob ameaça de afundar. Os tripulantes, sem saberem da existência do quadro na carga do navio, recorreram à Virgem Maria que, logo após alguns instantes, acalmou as águas do oceano e permitiu que a embarcação ancorasse em um porto italiano.

Algum tempo depois, o negociante faleceu e a Santíssima apareceu para uma menina, filha de uma mulher que guardava  a pintura em sua casa. A Virgem pedia para que o quadro de Santa Maria do perpétuo Socorro fosse colocado em uma igreja. Atendendo o pedido de Maria, o quadro foi levado para a capela de São Mateus, em Roma, e lá permaneceu durante três séculos, recebendo homenagens de fiéis.


IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Na pintura, Maria é representada segurando o menino Jesus e em seu colo. O menino Jesus observa dois anjos que lhe mostram os elementos de sua paixão; Os anjos seguram uma cruz, uma lança e uma vara com uma esponja. O menino se assusta, abraça a Mãe e uma sandália  lhe cai dos pés. Arcanjo Gabriel e Arcanjo Miguel flutuam acima dos ombros de Maria. O ícone seria uma "cópia do quadro de Maria pintado por São Lucas".



Assistam no vídeo abaixo a gravação completa sobre Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e se emocionem com o Prof. Carlos Frederico recitando uma linda oração a santinha e Lira Cecília Tecladista de Jesus cantando e tocando no teclado a música religiosa "Ó Santíssima".

 


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Ó mãe do perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.

Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de seu filho Jesus Cristo. Enfim derramei nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Bênção de amor e misericórdia.

Sede sempre o nosso perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém. 


FOTOS