"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." (1 Pedro 1:3)
A solenidade da Páscoa é o centro da vida cristã. É a festa da vida, vida do Cristo ressuscitado e de todos os cristãos. Nesse dia, não celebramos a memória de um herói morto, mas a presença de um Vivo e Vivente Jesus de Nazaré, o Filho de Deus.
O tempo de Páscoa dura 50 (cinquenta) dias, terminando na festa de Pentecostes. A Páscoa supera o tempo da Quaresma de muitas maneiras diferentes. O tempo de Páscoa tem 10 dias a mais do que a Quaresma, dando ao povo cristão 50 dias para mergulhar na glória da ressurreição de Jesus Cristo.
Muitas pessoas estão habituadas ao termo "Páscoa", atribuindo a sua lembrança apenas ao Domingo de Páscoa, mas desconhecem sobre a PASCOELA e sua importância para os cristãos. Por esse motivo o Programa Talentos de Deus sob o comando da Apresentadora Lira Cecília, abordou em sua gravação do dia 10 de abril de 2023 a temática "Pascoela".
PASCOELA
A Pascoela simboliza o prolongamento do próprio Domingo de Páscoa,numa atitude festiva da Igreja e dos fiéis, podendo dizer-se que representa uma espécie de diminutivo da palavra Páscoa.
Ocorre sete dias depois da Páscoa, correspondendo ao domingo seguinte ao domingo de Páscoa, também denominado Dia da Misericórdia de Deus, oitava da Páscoa ou Quasímodo.
Estas duas últimas designações, embora ainda se usem, eram mais utilizadas antigamente, celebrando-se a oitava noutras liturgias importantes da Igreja, prática caída em desuso quando da reforma do calendário religioso após o Concílio do Vaticano II.
Recorde-se que o Batismo dos primeiros cristãos adultos ocorria durante a Vigília Pascal, ritual que continua a manter-se, sendo a quadra da Páscoa a preferida desde os primórdios da religião cristã para se efetuarem os batismos dos catecúmenos.
Daí, chamar-se também - conquanto não já oficialmente - ao domingo de Pascoela o domingo In Albis (domingo branco), devido ao fato dos catecúmenos utilizarem (como hoje) vestimentas brancas no ato do batismo, celebrado depois, festivamente, por toda a semana que decorria desde o domingo de Páscoa ao domingo de Pascoela.
ORAÇÃO
Deus de eterna misericórdia, que reanimais a fé do vosso povo na celebração anual das festas pascais, aumentai em nós os dons da vossa graça, para compreendermos melhor as riquezas inesgotáveis do Batismo com que fomos purificados, do Espírito em que fomos renovados e do Sangue com que fomos redimidos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na Unidade do Espírito Santo. Amém.
Após o Momento de Oração, Lira Cecília cantou e tocou no teclado a música JESUS CRISTO, NOSSA PÁSCOA da autoria de Ir. Miria T. Kolling.
Participaram nessa gravação do Programa Talentos de Deus, os escritores Lucilene Manhães (Rio de Janeiro) que falou de uma forma clara e sucinta a respeito da Páscoa, e Victor Marques Paiva Alves (Formiga - MG) que recitou um poema da autoria chamado "Tempo de Páscoa".
Lucilene Manhães:
Escritora, carioca do bairro de Padre Miguel, casada com Arilson Gomes e mãe de Isaque Manhães. Formada em Administração de Empresas, chegou a cursar Letras e Comércio Exterior, mas é na Literatura que encontra sua maior realização pessoal.
Compôs seus primeiros versos aos nove anos e hoje, com seis livros publicados,a autora busca sempre novos desafios na arte de escrever, Seus livros mais recentes foram: MEU AMIGO DEUS, O ÚLTIMO PACIENTE e BRUCE, O CHEFE DA MATILHA, este último infantojuvenil. Paralelamente a autora relançou seu primeiro livro, NASCIDO AOS OITO ANOS, uma ótima opção de presente para o Dias das Mães que se aproxima, à venda nas redes sociais. Site www.lucilenemanhaes.com e pelo whatsapp 21 98185-0288.
Victor Marques Paiva Alves: Nascido em Formiga, interior de Minas Gerais. Assistente Social, poeta e escritor. Fundador do Coletivo Poesia de Rua. Membro da Academia Formiguense de Letras, ocupando a cadeira 2. Membro do Clube Literário Marconi Montoli.
TEMPO DE PÁSCOA (Victor Marques)
Vai-se a morte, vem a luz
O sepulcro vazio anuncia
O triunfo de Jesus.
Foi-se o medo
Veio a esperança
Foram-se os passos em desalento
Veio a vida em abundância.
A Páscoa renova a aliança
De vida em plenitude
De fé e segurança.
Só um homem morreu,
Ressuscitou e está vivo até hoje
O maior amor do mundo
Na cruz fria e tenebrosa
Não foi dito em poema
Nem em soneto declarado
Foi declamado em silêncio
"Está consumado"!
ASSISTAM A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA TALENTOS DE DEUS SOBRE PASCOELA NO VÍDEO ABAIXO:
FOTOS