Powered By Blogger

sábado, 29 de abril de 2023

PASCOELA

 

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." (1 Pedro 1:3)

A solenidade da Páscoa é o centro da vida cristã. É a festa da vida, vida do Cristo ressuscitado e de todos os cristãos. Nesse dia, não celebramos a memória de um herói morto, mas a presença de um Vivo e Vivente Jesus de Nazaré, o Filho de Deus.

O tempo de Páscoa dura 50 (cinquenta) dias, terminando na festa de Pentecostes. A Páscoa supera o tempo da Quaresma de muitas maneiras diferentes. O tempo de Páscoa tem 10 dias a mais do que a Quaresma, dando ao povo cristão 50 dias para mergulhar na glória da ressurreição de Jesus Cristo.

Muitas pessoas estão habituadas ao termo "Páscoa", atribuindo a sua lembrança apenas ao Domingo de Páscoa, mas desconhecem sobre a PASCOELA  e sua importância para os cristãos. Por esse motivo o Programa Talentos de Deus sob o comando da Apresentadora Lira Cecília, abordou em sua gravação do dia 10 de abril de 2023 a temática "Pascoela".


 

PASCOELA

A Pascoela simboliza o prolongamento do próprio Domingo de Páscoa,numa atitude festiva da Igreja e dos fiéis, podendo dizer-se que representa uma espécie de diminutivo da palavra Páscoa.

Ocorre sete dias depois da Páscoa, correspondendo ao domingo seguinte ao domingo de Páscoa, também denominado Dia da Misericórdia de Deus, oitava da Páscoa ou Quasímodo.

Estas duas últimas designações, embora ainda se usem, eram mais utilizadas antigamente, celebrando-se a oitava noutras liturgias importantes da Igreja, prática caída em desuso quando da reforma do calendário religioso após o Concílio do Vaticano II.

 


Recorde-se que o Batismo dos primeiros cristãos adultos ocorria durante a Vigília Pascal, ritual que continua a manter-se, sendo a quadra da Páscoa a preferida desde os primórdios da religião cristã para se efetuarem os batismos dos catecúmenos.

Daí, chamar-se também - conquanto não já oficialmente - ao domingo de Pascoela o domingo In Albis (domingo branco), devido ao fato dos catecúmenos utilizarem (como hoje) vestimentas brancas no ato do batismo, celebrado depois, festivamente, por toda a semana que decorria desde o domingo de Páscoa ao domingo de Pascoela.


ORAÇÃO

Deus de eterna misericórdia, que reanimais a fé do vosso povo na celebração anual das festas pascais, aumentai em nós os dons da vossa graça, para compreendermos melhor as riquezas inesgotáveis do Batismo com que fomos purificados, do Espírito em que fomos renovados e do Sangue com que fomos redimidos.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na Unidade do Espírito Santo. Amém.


Após o Momento de Oração, Lira Cecília cantou e tocou no teclado a música JESUS CRISTO, NOSSA PÁSCOA da autoria de Ir. Miria T. Kolling.




Participaram nessa gravação do Programa Talentos de Deus, os escritores Lucilene Manhães (Rio de Janeiro) que falou de uma forma clara e sucinta a respeito da Páscoa, e Victor Marques Paiva Alves (Formiga - MG) que recitou um poema da autoria chamado "Tempo de Páscoa".


Lucilene Manhães:

Escritora, carioca do bairro de Padre Miguel, casada com Arilson Gomes e mãe de Isaque Manhães. Formada em Administração de Empresas, chegou a cursar Letras e Comércio Exterior, mas é na Literatura que encontra sua maior realização pessoal.

Compôs seus primeiros versos aos nove anos e hoje, com seis livros publicados,a  autora busca sempre novos desafios na arte de escrever, Seus livros mais recentes foram: MEU AMIGO DEUS, O ÚLTIMO PACIENTE e BRUCE, O CHEFE DA MATILHA, este último infantojuvenil. Paralelamente a autora relançou seu primeiro livro, NASCIDO AOS OITO ANOS, uma ótima opção de presente para o Dias das Mães que se aproxima, à venda nas redes sociais. Site www.lucilenemanhaes.com e pelo whatsapp 21 98185-0288.


Victor Marques Paiva Alves: Nascido em Formiga, interior de Minas Gerais. Assistente Social, poeta e escritor. Fundador do Coletivo Poesia de Rua. Membro da Academia Formiguense de Letras, ocupando a cadeira 2. Membro do Clube Literário Marconi Montoli.

 

TEMPO DE PÁSCOA (Victor Marques)

Vai-se a morte, vem a luz

O sepulcro vazio anuncia

O triunfo de Jesus.


Foi-se o medo

Veio a esperança

Foram-se os passos em desalento

Veio a vida em abundância.

 

A Páscoa renova a aliança

De vida em plenitude

De fé e segurança.

 

Só um homem morreu,

Ressuscitou e está vivo até hoje

O maior amor do mundo

Na cruz fria e tenebrosa

Não foi dito em poema

Nem em soneto declarado

Foi declamado em silêncio

"Está consumado"!

 

ASSISTAM A GRAVAÇÃO DO PROGRAMA TALENTOS DE DEUS SOBRE PASCOELA NO VÍDEO ABAIXO:


 

FOTOS






sábado, 1 de abril de 2023

CARIDADE - Significado e Importância

 

"O generoso sempre prosperará; quem oferece ajuda ao necessitado, conforto receberá." (Provérbios 11:25)

Estando em tempo Quaresmal e em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, no dia 20 de março de 2023, o Programa Talentos de Deus sob o comando de sua Apresentadora Lira Cecília, abordou sobre a questão da CARIDADE, seu significado e importância. 

Mas... o que é CARIDADE??? A caridade é a virtude de amar ao próximo como amamos a nós mesmos. É a atitude de agir com quem precisa, sem interesse e sem esperar nada em troca.

São sinônimos da palavra CARIDADE: Amor e ajuda ao próximo, amor, bondade, benevolência, piedade, misericórdia, beneficência, generosidade, humanidade, humanitarismo, altruísmo, solidariedade e filantropia.


Caridade é o puro amor que o Salvador Jesus Cristo tem. Ele ordenou que nós amássemos uns aos outros como Ele nos ama. As escrituras dizem que a caridade vem do coração puro (ver 1 Timóteo 1:5). Temos amor puro quando, de coração, expressamos preocupação e solidariedade genuínas por todos os nosso irmãos.

No cenário desta gravação do Programa Talentos de Deus, foi colocado uma cruz com uma faixa roxa para lembrarmos esse tempo de Quaresma. A cor roxa simboliza o sentimento de luto. E para aqueles que não saibam, a Quaresma inicia na Quarta-Feira de Cinzas. Neste ano de 2023, ela iniciou em 22 de fevereiro e irá até 6 de abril. Quaresma são os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa (Ressurreição de Cristo), e é o período em que todos nós somos convidados a orar, jejuar, a prática da caridade.

Quando se fala em caridade, muitas pessoas associam a "dar dinheiro" para alguma pessoa ou instituição. Vejamos abaixo TIPOS DE CARIDADE:

→Ligar para alguém que passa por um momento difícil;

→Ensinar algo que você gosta, como por exemplo, cozinhar;

→Cantar ou tocar para crianças e idosos;

→Ajudar na arrecadação, produção e distribuição de alimento aos mais necessitados.


Portanto como vimos acima, CARIDADE É DOAÇÃO. 

Vale ressaltar aqui que, quando fazemos caridade, não devemos ostentar na internet, falar com a vizinhança e outros, pois do contrário, deixa de ser um bem ao próximo tornando-se uma vaidade pessoal. Como está escrito no evangelho: "Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita." (Mateus 6:3)

CARIDADE é diferente de SOLIDARIEDADE. Vejamos abaixo essa diferença!

Caridade em suma está ligada com a noção de assistencialismo (é uma forma de prestar assistência, ajuda, colaboração ou apoio aos mais necessitados de uma comunidade, nacional ou mesmo internacional).

Solidariedade. O conceito abrange uma ajuda momentânea que atenua uma determinada situação, procurando atenuar o sofrimento humano e a manutenção da justiça. 

Nessa gravação do Programa Talentos de Deus, tivemos a participação da Escritora Wanda Rop que nos enviou um vídeo recitando um belíssimo poema de sua autoria sobre a caridade. Mas antes de lermos o poema de Wanda Rop, vamos conhecer um pouquinho sobre essa virtuosa escritora!

 

Wanda Rop é paulista, residente em Porto Velho - RO. Formada em Filosofia, História e Segurança Pública, Major PM. Pós-Graduada em Estudos Linguísticos e Neuropsicologia; Gestão Escolar e MBA Executivo em Negócios Imobiliários e Turismo, Gestora Imobiliária atuante. Na carreira Literária, é membro de importantes Academias. Autora dos livros: Minha infância em Poesia (dueto), Encontros & Desencontros: na chama do amor, Poetizando ao Luar do Sertão (dueto), Paixões & Poemas de Uma Mulher Intensa, Desejos do Coração e Tempo de Amar.

CARIDADE

Wanda ROP

Caridade é resultante da sensibilidade
Luz que guia corações aos gestos de amor
A Beleza da generosidade está na sinceridade
Que traz esperança à humanidade.

Caridade não conhece fronteiras
E não tem cor, raça ou classe escolhida

Ela é um bem que se multiplica
Enche-nos o coração de bem-estar.

Caridade é carinho, simplicidade
Traz alento ao sofredor
É a mão estendida ao necessitado
Nos momentos difíceis ter um anjo ao lado.

Caridade é um dom valioso
Que nos leva além do nosso destino
Gesto de amor que transforma vidas
Tornando pessoas mais unidas.

Caridade é a luz que brilha na escuridão
Bálsamo para aflições
Semente da paz e da fraternidade
Que floresce em cada coração.

Que a caridade seja a nossa guia
Seja constante em nossos dias
Que possamos ser sempre solidários
Vivermos em paz, irmandade, espalhando nosso amor.
 

 


A caridade é a doação voluntária de ajuda aos necessitados, como um ato humanitário. Praticar a caridade nos faz perceber o quanto o mundo é maior, o quão importante é praticar a humildade. Praticar a caridade constrói um mundo melhor, porque nos salva da indiferença. Praticar a caridade nos dá a possibilidade de fazer a diferença ao próximo, e faz com que os dias tenham um sentido maior.

Durante a gravação da temática desse dia, além do tradicional ABRAÇO FRATERNO na abertura do Programa, Lira Cecília recitou a ORAÇÃO PARA OBTER A VIRTUDE DA CARIDADE (escrita por Santo Afonso Maria de Ligório), e cantou sua belíssima composição SÚPLICA A JESUS.

 

ORAÇÃO PARA OBTER A VIRTUDE DA CARIDADE

(Escrito por Santo Afonso Maria de Ligório)

Amorosíssimo Redentor meu,
quão longe estou de me parecer convosco!

Vós não fostes senão caridade para os Vossos perseguidores,
e eu, rancoroso e odiento para o meu próximo.

Vós rogastes com tanto amor pelos que Vos crucificaram,
e eu só penso em tomar vingança de quem me desagradou.

Perdoai-me, ó meu Jesus,
não quero mais ser o que fui.
Dai-me a força de amar os que me ofendem
e lhes fazer bem.

Não me abandoneis à fúria das minhas paixões;
não permitais que suceda separar-me ainda de Vós.

Ó Pai Celeste,
não olheis para os meus pecados,
mas olhai para Jesus Cristo, meu Salvador,
que Vos ofereceu a sua vida em sacrifício para a minha salvação.

Pelo amor de Jesus, tende de mim compaixão,
e perdoai-me por vos ter ofendido tanto,
especialmente pela minha pouca caridade para com o próximo.
Amém!

 

Assista no vídeo abaixo, a gravação completa do Programa Talentos de Deus sobre CARIDADE, significado e importância:


FOTOS: