Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2020

ANJOS DA GUARDA


Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Salmos 91:10-12
"Nenhum mal de sucederá, praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." (Salmo 91:10-12)

O Anjo da Guarda é um anjo que, segundo a tradição cristã, acompanha cada pessoa na vida, ajudando-o nos momentos de dificuldade e guiá-lo em direção a Deus. Porém, nem todas as pessoas acreditam na existência dos anjos e bem menos ainda em "Anjo da Guarda". Por conta disso, o Programa Talentos de Deus realizou no dia 20 de julho deste ano de 2020, a gravação sobre ANJOS DA GUARDA sob a apresentação de Lira Cecília Tecladista de Jesus.
 

O Programa Talentos de Deus iniciou com o tradicional ABRAÇO FRATERNO. A saber: Marcia Dias (Recreio - RJ), Gleyce Aparecida H de Oliveira (Rio de Janeiro), Gloriamrarina de Lourdes Rodrigues (Campinas - SP) e Celso Santos (São José dos Campos - SP). Logo a seguir ocorreu a palestra sobre a temática desta gravação: ANJOS DA GUARDA.

 
De acordo com a tradição cristã, cada um de nós tem um Anjo da Guarda, que nos acompanha desde o momento do nascimento até o momento da morte, permanecendo ao nosso lado em todos os momentos das nossas vidas.
 
Nas representações sacras e sobretudo nas imagens de devoção popular os Anjos da Guarda começaram a aparecer, geralmente tratados no ato de PROTEGER AS CRIANÇAS DO MAL. De fato, é especialmente em crianças que somos encorajados a conversar com o nosso Anjo da Guarda e a dirigir-lhe as nossas orações. Crescendo, essa confiança cega, esse amor incondicional numa presença invisível, porém extraordinariamente tranquilizadora, enfraquece.
 
 
 
OS ANJOS DA GUARDA EXISTEM?
 
O Evangelho assim afirma, as Escrituras sustentam-no em inúmeros exemplos e episódios. O Catecismo ensina-nos desde cedo a sentir essa presença ao nosso lado e a confiar nela. O nosso Anjo da Guarda nunca nos deixa, podemos contar com ele, com este amigo invisível e especial, que nunca nos deixa sozinhos. Ele não pode obrigar-nos a seguir o caminho do bem. Não pode decidir por nós, impor-nos escolhas. Somos e permanecemos livres. Mas o seu papel é precioso e importante. Como um conselheiro silencioso e digno de confiança, fica ao nosso lado, tentando aconselhar-nos para o melhor, sugerir-nos o caminho certo a seguir, obter a salvação, merecer o Paraíso, acima de tudo, sermos boas pessoas e bons cristãos.
Não devemos pensar que temos ao nosso lado um pequeno gordinho a tocar harpa. O nosso Anjo da Guarda é um guerreiro, um lutador forte e corajoso, que está ao nosso lado em todas as batalhas da vida e nos protege quando estamos fracos demais para fazê-lo sozinhos.
 
A Igreja sempre acreditou na existência dos santos anjos da guarda, a partir do testemunho das próprias Sagradas Escrituras. Nosso Senhor, por exemplo, ao pedir que não se escandalizassem os pequeninos, disse que "os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus" (Mateus 18,10). Em um episódio relatado nos Atos dos Apóstolos, a comunidade cristã, que rezava por São Pedro enquanto ele era mantido na prisão, confundiu a sua presença com a de seu anjo (Atos 12:1-11). Por fim, o Catecismo da Igreja Católica ensina que "cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida" (São Basílio Magno).
 
A partir desta citação de São Basílio Magno, fica bem evidente que a missão dos anjos da guarda é "conduzir à vida", ao Céu, os seres humanos. Mesmo já contemplando a Deus face a face, eles receberam na Terra a missão de levar os homens à Pátria Celeste. O seu ofício não é, pois, uma simples "proteção física", como se os anjos existissem tão somente para ajudar criancinhas a atravessarem a rua. Trata-se de uma missão espiritual, cujo foco é a salvação eterna das almas - mesmo que, para isso, se passe por sofrimentos, doenças ou tragédias.
 
São João Bosco, ao recomendar a invocação ao anjo da guarda na hora das tentações, dizia que "ele deseja ajudar você mais do que você deseja ser ajudado por ele". Por isso, não deve haver dificuldade alguma em pedir o auxílio dos nossos santos anjos: não precisamos convencê-los, mas apenas abrir-nos à sua ação.
 
 
 
 
Após o momento de palestra, Lira Cecília Tecladista de Jesus, recitou uma belíssima oração ao Anjo da Guarda!... e logo depois cantou sua composição ANJO DA GUARDA. Assistam no vídeo abaixo, a gravação completa deste programa!
 
 
 
ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA
 
Celeste amigo,
Eu o saúdo, você me acompanha antes mesmo de que eu fosse concebido.
Eu te amo por sua constância e pelo tempo que dedica a mim.
Eu lhe agradeço porque sua vida só tem uma meta, servir.
Eu o abençoo porque é parte de Deus, expressão do seu amor.
Divino aliado, faça com que eu possa compreender que nunca estou sozinho, que eu vença a tristeza, o mau humor e a depressão com a simples invocação da sua presença.
Que eu possa superar meus medos confiando no seu amparo.
Que eu ilumine os sentimentos negativos sabendo que você sempre está do meu lado para me apoiar quando desperto meu desejo par ao bem.
Permita que eu olhe sua face para compreender o passado, confiar no futuro e por um momento viver o presente, este eterno agora que é a forma humana de abordar o infinito.
Invisível companheiro que eu seja capaz de sentir sua presença na minha vida para compreendê-lo e amá-lo a cada dia mais.
Amém. 


FOTOS
 
 




 
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Salmos 91:10-12
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Salmos 91:10-12
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Salmos 91:10-12

domingo, 31 de maio de 2020

MARIA INTERCESSORA


"Maria é "Mãe de Deus" e tudo consegue; é mãe dos seres humanos e tudo concede." (São Francisco de Sales)

A Virgem Maria, foi e é um dos maiores tesouros de Jesus e Ele por nos amar incondicionalmente, sabendo das nossas fraquezas e necessidade de ser formado, cuidado e guiado no caminho da Santidade, deu sua mãe para ser nossa mãe. 

Partindo do pensamento acima, o Programa Talentos de Deus gravou em 18 de maio deste ano de 2020 sobre MARIA INTERCESSORA, dada a sua importância e relevância para todos nós que a amamos e respeitamos como a Mãe de Jesus e nossa Mãe espiritual.


O papel de Maria como intercessora vem principalmente das característica maternas humanas. isto é, nasce da experiência humana vivida por Maria como mãe de Jesus. E também, obviamente, pelo desígnio divino em relação a essa mulher, que, todos concordamos, não é igual a todas as outras mulheres, mas portadora de uma eleição especial.



Maria sempre viveu em perfeita união com Deus, desde cedo ela frequentava assiduamente as sinagogas, buscando estar na presença Daquele que tudo pode e tudo faz, desenvolvendo assim uma grande intimidade com o Pai. 

Um texto bíblico  que pode servir de base para uma reflexão sobre o seu papel como intercessora pode ser visto na narração das Bodas de Caná, em João 2. Graças às palavras de sua mãe, jesus realiza o primeiro milagre de sua vida pública.

Nossa Senhora na sua discrição e ternura acompanha a todos nós no seu amor materno, intercede e leva-nos a Jesus. Esta sempre de braços abertos a nos esperar, para acalmar, confortar e encher de amor o nosso coração. 


A Apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus além de falar um pouco sobre o papel de Maria como intercessora, também recitou uma belíssima oração a Nossa Senhora das graças; em seguida cantou e tocou no violão a composição do Padre Zezinho: Maria de Nazaré. Confira abaixo a oração em honra a Nossa Senhora das Graças.

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - Oração



Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe,
ao contemplar-vos de braços abertos derramando
graças sobre os que vo-las pedem, cheios de
confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras
vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora
reconhecendo a nossa indignidade por causa de
nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de nossos
pés para vos expôr, durante esta oração, as nossas
mais prementes necessidades.

(Momento de silêncio e de pedir a graça desejada)

Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este
favor que confiantes vos solicitamos, para maior
Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o
bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao
vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado
e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como
verdadeiros cristãos.

Rezar 3 Ave Marias.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós
que recorremos a vós. Amém. 

Agradecemos a todos os participantes em nossa enquete promovida em nosso grupo no facebook, pedindo as bênçãos e a intercessão de Maria Santíssima por:

►CELSO SANTOS: São José dos Campos - SP
►CLEIDE DI NARDO RIBEIRO: Dourado - SP
►GLEYCE ALMEIDA H. DE OLIVEIRA: Rio de Janeiro - RJ
►GRACA ANDRADE: Campo Grande - RJ
►MARGARETH GERSON: Guarujá - SP
►REGINA CUSTODIO: Santos Dumont - MG

ASSISTAM NO VÍDEO ABAIXO A GRAVAÇÃO COMPLETA DESTE PROGRAMA


 FOTOS















quinta-feira, 26 de março de 2020

CARIDADE


"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade." (1 João 3:17-18)

No dia 17 de março de 2020, ocorreu a gravação do Programa Talentos de Deus sobre a temática CARIDADE. O Programa foi conduzido pela apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus, tendo a participação via whatsapp  do escritor e compositor Joaquim Luiz de Jesus Moreira.



A ideia de se abordar sobre a caridade, se deu pelo lema da Campanha da Fraternidade 2020: "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34). 



A caridade é uma ação altruísta de ajuda a alguém sem busca de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. 

Porém existem aqueles que confundem CARIDADE com AMOR, embora ambos estejam intimamente interligados, são expressões bem distintas entre si.


AMOR é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar;  CARIDADE é sinônimo de: filantropia, humanitarismo, compaixão, benevolência, piedade, esmola, favor, benefício.

Nesta gravação do Programa Talentos de Deus, Lira Cecília recitou a oração da Campanha da Fraternidade 2020 e depois cantou e tocou no teclado a música "Oração de São Francisco de Assis". 



ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2020

Deus, nosso Pai, fonte da vida e princípio do bem viver,
criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo como um jardim a ser cultivado com amor.
Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.
Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,
sobretudo dos mais pobres e marginalizados.
Ensinai-nos a sentir verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno,
próprio de quem reconhece no próximo o rosto do vosso Filho.
Inspirai-nos palavras e ações para sermos construtores de uma nova sociedade,
reconciliada no amor.
Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias,
que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem,
a exemplo de Maria, a Senhora da Conceição Aparecida
e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.
Por Jesus, o Filho amado, no Espírito, Senhor que dá a vida.
Amém! 


Assistam no vídeo abaixo, a gravação completa do Programa Talentos de Deus: CARIDADE.




Nossos agradecimentos aos fãs/seguidores do Programa Talentos de Deus que participaram na enquete promovida pela página do programa no facebook, e tiveram seus nomes incluídos na HORA DO ABRAÇO FRATERNO:

* ARISTIDES SILVA: Quaraí - Rio Grande do Sul
* CLARICE MARTINS: Limeira - SP
* CLEIDE DI NARDO RIBEIRO: Dourado - SP
* EDITE DE CASTRO: Cubatão - SP
* FILOMENA TEIXEIRA - Irecê - BA
* GLORIAMARINA DE LOURDES RODRIGUES- Capinas - SP
* HUMBERTO ANDRADE: Botucatu - SP 
* IOLANDA APARECIDA: Campinas - SP
* RONALDO ALMEIDA: Belford Roxo - RJ
* SANDRA CORSI: São Paulo - SP
* VALNÉIA BASTOS: Guadalupe - RJ


FOTOS:










sábado, 28 de dezembro de 2019

ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL


No dia 22 de dezembro, o Programa Talentos de Deus teve como temática "ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL". O Programa foi conduzido pela Apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus. Vale lembrar aqui, que o Professor Carlos Frederico não participa mais como Co-Apresentador, pois o trabalho como professor de português e literatura no Estado, tem lhe ocupado maior parte do seu tempo. Aproveitamos a oportunidade para mais uma vez agradecer pela sua colaboração junto a este Projeto de Evangelização.

Lira Cecília além de falar um pouco sobre a origem da árvore de Natal, também fez uma oração e cantou e tocou no violão o clássico da música gospel "Aleluia" de Leonard Cohen.



A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas. Normalmente, a árvore de Natal pode ser um pinheiro ou mesmo artificial (feita de plástico e com várias cores diferentes). Seguindo a tradição, as famílias enfeitam a árvore com objetos que simbolizam o Natal, como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial e luzes coloridas.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

A árvore de Natal, conhecida em algumas regiões da Europa como "Árvore de Cristo", desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor.


A árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido. 


O costume de enfeitar árvores é mais antigo que o próprio Natal. Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza.


Os primeiros registros da adoção da árvores de Natal pelo cristianismo surgem do norte da Europa no começo do século XVI, embora tudo indique que por essa altura já era uma tradição vinda da época medieval, pois há registros de "Árvores de Natal" na Lituânia cerca do ano de 1510.

No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva e a sua história costumava ser encenada nas igrejas. Como representação do paraíso era usada uma árvore carregada de frutos.


Mas foi só durante o século XIX que a árvore de Natal se começou a difundir pelo resto do mundo, muito graças à contribuição da monarquia britânica. O príncipe Alberto, o marido de origem alemã da rainha Vitória, montou uma Árvore de Natal no palácio real britânico. Foi então tirada uma fotografia da família real junto à árvore, fotografia essa que foi publicada na revista "Illustrated London News", no natal de 1846.

No entanto, como o uso de árvores adornadas tem origem pagã,  a adoção da Árvore de Natal foi muito mais rápida nos países nórdicos e no mundo anglo-saxônico.


Já nos países católicos, como Portugal, a Árvore de Natal foi ganhando aceitação muito lentamente, pois a tradição de Natal eram os presépios, como única decoração da sua celebração.

Só a partir de meados do século XX é que a Árvore de Natal começou a ser mais aceita em Portugal, já que antes dessa altura era pouco popular nas cidades e completamente ignorada nas zonas rurais.

COMO ENFEITAR A ÁRVORE????
Sempre de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espírito Divino que vêm para nos abençoar aqui no plano físico.

NO TOPO DA ÁRVORE fixe uma estrela dourada, esta representa nossa Estrela Interior que anseia nos guiar na peregrinação da vida, é o nosso Espírito Divino que precisa nascer em nossa Consciência ( o topo de nossa Alma é a Consciência). Porém NUNCA ponha a estrela de ponta cabeça, se esta for de cinco pontas.

OS ENFEITES alegorizam virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, e também dentro da casa onde está a Árvore.



ORAÇÃO PARA O TEMPO DE NATAL

Ó Jesus, nascido em belém, quisestes aparecer neste mundo despojado de vossa divindade e de toda a grandeza humana. Não permitiste que os esplendores da divindade resplandecessem em vossa humanidade como no Monte Tabor, mas em tudo fostes igual a nós, exceto no pecado. Nós vos vimos submetidos aos limites da natureza humana sofredora. Quisestes necessitar dos cuidados maternos, como toda criança, e participar da condição dos pobres, nascendo numa gruta. Quisestes ser perseguido pelo poderoso Herodes e viver exilado no Egito. A tudo vos submetestes para aproximar-vos de nós, para serdes um dos nossos e ensinar-nos o caminho par ao pai. Dai-nos seguir vossos passos. Que também nós saibamos aproximar-nos de todos, especialmente dos pobres, humildes e das crianças com nossas palavras e nossos exemplos. Ó Jesus, que jamais sejamos ocasião de escândalo para os humildes e pequenos, pois deles é o reino dos céus.



ASSISTAM NO VÍDEO ABAIXO A GRAVAÇÃO COMPLETA DESTA TEMÁTICA

 











 

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

SORTEIO KIT CRISTÃO DEZEMBRO 2019


No dia 6 de dezembro de 2019, às 20 horas, com transmissão AO VIVO pelo facebook, o Programa Talentos de Deus realizou o SORTEIO KIT CRISTÃO DEZEMBRO 2019. Quem conduziu o sorteio foi a Apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus. 

Quem ganhou o kit foi a moradora em Cravinhos no estado de São Paulo: ROSANGELA MIANI.


PARTICIPARAM NESTE SORTEIO:

► ANGELO ALMEIDA: Guadalupe - RJ
► CLAUDIA MARIA DE CAMPOS: Cerquilho - SP
► MARGARETH GERSON: Guarujá - SP
► ROSANGELA MIANI: cravinhos - SP
► ROSEMARY NINA FERREIRA CARVALHAR: Belo Horizonte - MG
► STELLA MIKE ECO WHISKEY: Nova Friburgo - RJ 
► THEREZINHA BUSS 

Assistam no vídeo abaixo, o sorteio KIT CRISTÃO DEZEMBRO 2019.

 


FOTOS:
 












 



 

terça-feira, 1 de outubro de 2019

SÃO JERÔNIMO - Padroeiro dos Estudos Bíblicos


No dia 25 de setembro de 2019, Lira Cecília Tecladista de Jesus e Professor Carlos Frederico realizaram a gravação do Programa Talentos de Deus sobe SÃO JERÔNIMO.



Como de praxe, no início do Programa, ocorreu o tradicional "Abraço Fraterno"; logo a seguir os apresentadores contaram sobre a história de vida de São Jerônimo. Carlos Frederico recitou uma oração e Lira Cecília tocou no teclado a música católica "Toda Bíblia é comunicação".



Celebra-se no dia 30 de setembro o dia de São Jerônimo. Ele foi um homem de extrema importância para todos, porque através da sua sabedoria e do seu amor pela Palavra, ele traduziu a Bíblia Sagrada pela primeira vez para o latim (a língua mais popular entre os povos humildes). Sua tradução é chamada até hoje de Vulgata, porque foi baseada na linguagem e de fácil entendimento.

Nasceu na Dalmacia (Iugoslávia) no ano 342. São Jerônimo cujo nome significa "que tem um nome sagrado", consagrou toda sua vida ao estudo das Sagradas Escrituras e é considerado um dos melhores, se não o melhor, neste ofício.



Ao redor dos 40 anos, Jerônimo foi ordenado sacerdote. Mas seus altos cargos em Roma e a dureza com a qual corrigia certos defeitos da alta classe social lhe trouxeram invejas e sentindo-se incompreendido e até caluniado em Roma, onde não aceitavam seu modo enérgico de correção, dispôs afastar-se daí para sempre e se foi a Terra Santa.

São Jerônimo morreu com quase 80 anos no dia 30 de setembro do ano 420. Ele é o Padroeiro dos estudos bíblicos, dos estudiosos da Bíblia. O dia da Bíblia foi colocado no dia de sua morte. Ele escreveu: Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo.

Assistam a gravação do Programa Talentos de Deus sobre SÃO JERÔNIMO no vídeo abaixo:




 FOTOS: