"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." (Salmo 119:105)
PEQUENO HISTÓRICO:
A Bíblia é a Palavra de Deus, dividi-se em Antigo Testamento e Novo Testamento. Inicialmente a Bíblia era "passada" oralmente dos mais velhos para os mais novos. Essa tradição oral existiu até os tempos de Davi. Somente por volta do ano 200 a.C. é que foram redigidos os livros proféticos.
No tempo de Cristo e dos Apóstolos, o livro sagrado era apenas o AT. O próprio Jesus Cristo se baseava nele em suas pregações. Após a morte de Cristo, os apóstolos saíram (oralmente) pregando. Mas veio a necessidade de congregar outras pessoas para o anúncio, em
vista do grande número de comunidades existentes. Então, começaram a
escrever. Daí, então, surgem as escritas de Marcos, Lucas, Mateus e João.
A BÍBLIA NOS TEMPOS MODERNOS
Nos tempos atuais a Bíblia é o livro mais vendido e traduzido em vários idiomas!
Segundo a doutrina católica, setembro é o mês dedicado à Bíblia, tendo como seu dia de comemoração o dia 30 de setembro. Essa data foi assim nomeada em homenagem a São Jerônimo que traduziu a Bíblia do grego e do hebraico para o latim, é considerado o patrono das(os) secretárias(os), patrono dos bibliotecários e dos tradutores (ambos comemorados no dia 30 de setembro).
A edição de São Jerônimo, a Vulgata, ainda é o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como Padre da Igreja (um dos fundadores do dogma católico) e ainda doutor da Igreja.
SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SÃO JERÔNIMO
➤A barba branca de São Jerônimo simboliza sua idade avançada, mas principalmente, sua sabedoria.
➤O hábito marrom de São Jerônimo representa sua simplicidade e humildade de vida.
➤O livro nas mãos de São Jerônimo simboliza o título de doutor da Igreja, dado a a ele por causa da importância dos escritos que ele deixou.
➤A pena na mão direita de São Jerônimo simboliza todo o trabalho de tradução das Sagradas Escrituras que ele fez durante 35 anos.
➤O Leão ao lado de São Jerônimo tem dois significados. O Primeiro é o próprio animal. Conta-se que São Jerônimo estava trabalhando na caverna com alguns monges e de repente apareceu um leão com a pata ferida, repleta de espinhos. Todos fugiram, menos São Jerônimo que rapidamente ganhou a confiança do animal e conseguiu retirar todos os espinhos e curou-lhe as feridas. Daí, então, o leão tornou-se um animal de estimação de São Jerônimo e passou a acompanhá-lo em todos os lugares.
O segundo significado do Leão de São Jerônimo simboliza o próprio Jesus Cristo por causa da sua majestade, força e serenidade.
➤O crânio perto de São Jerônimo que aparece em algumas das suas representações (imagens), simboliza a morte para o mundo e para os prazeres mundanos e passageiros.
Assista abaixo o vídeo da gravação do Programa Talentos de Deus sobre a BÍBLIA, realizada em 04 de setembro de 2017.
FOTOS DA GRAVAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário