No dia 01 de junho de 2018, o Programa Talentos de Deus teve como tema o "SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS". Este sagrado Coração é a imagem do amor de Jesus por cada um de nós. A Igreja celebra a Festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor.
Jesus revelou o desejo da Festa do Sagrado Coração à religiosa Santa Margarida Maria Alacoque, na França, mostrando-lhe o Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado.
O Papa Pio XII afirmou que tudo o que S. Margarida declarou estava de acordo com a nossa fé católica.
O Papa Clemente XIII aprovou a Missa em honra do Coração de Jesus e Pio X, dia 23 de agosto de 1856, estendeu a Festa para toda a Igreja a ser celebrada na sexta-feira da semana subsequente à festa de Corpus Christi.
Entre as Promessas que Jesus fez à Santa Margarida está a das Nove Primeiras Sextas Feiras do mês: aos fiéis que fizerem a Comunhão em nove primeiras sextas-feiras de cada mês, seguidas e sem interrupção, prometeu o Coração de Jesus a graça da perseverança final, o que significa que a pessoa nunca deixará a fé católica e buscará a sua santificação. São as chamadas Comunhões reparadoras a Jesus pela ofensa que tantas vezes seu Sagrado Coração é tão ofendido pelos homens.
O APOSTOLADO DA ORAÇÃO
O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de
Jesus, na França. O padre Francisco Xavier Guatrelet explicou como
orações e sacrifícios poderiam levar preciosíssimo auxílio aos que já
trabalham na Seara do Senhor.
As ideias propostas deram origem ao Apostolado da Oração, que se
tornou conhecido em toda a França e, em seguida, às outras nações.
No Brasil, o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado em 30
de junho de 1867 em Recife. O padre Bartolomeu Taddei em 1871 fundou
outros centros em nível diocesano e nacional.
Segundo os Novos Estatutos, os membros do Apostolado da Oração,
colaboram na salvação do mundo pela união vital com Jesus por meio do
oferecimento de cada momento e atividades diárias, vividas no espírito
do Sacrifício Eucarístico, de doação e serviço. Colaboram, imitando
Jesus que ensinando e praticando as obras de misericórdia, propagava o
reino de Deus.
O DETENTE: Que é? Como surgiu?
Entre as diversas representações do Sagrado Coração de Jesus há uma que se destaca entre as demais: é o DETENTE, e sua origem é a seguinte: um soldado argelino estava à serviço nas tropas do Vaticano, que no século XIX lutava e defendia o Papado das guerras da unificação italiana. antes de partir para a guerra, sua mãe pendurou-lhe ao pescoço um pedaço de pano, onde estava bordado o Coração de Jesus, com a cruz, a coroa de espinhos, tal como fora visto em êxtase por Sta. Margarida Maria. Nesse emblema estava bordada a frase: "Detem-te! O Coração de Jesus está comigo! O soldado lançou-se à luta e no fragor da batalha, uma das balas atingiu em cheio o peito do rapaz e cravou-se na estampa do Coração de Jesus e o rapaz ficou ileso. Pio IX, ao tomar conhecimento do fato milagroso, concedeu uma bênção especial a todos os emblemas bordados conforme àquele modelo. O mesmo emblema é o que se prega nas fitas vermelhas dos zeladores e Associados do Apostolado da Oração com as seguintes palavras:
"Detem-te! O Coração de Jesus está comigo" e se acrescentaram também ao emblema as palavras: "venha a nós o Vosso Reino"!
O Papa João Paulo II, em Varsóvia, Polônia, a 11 de junho de 1999, por ocasião do centenário da Consagração do Gênero Humano ao Sagrado Coração de Jesus, enviou ao mundo uma mensagem admirável sobre a importância dessa devoção na construção da civilização do amor para a humanidade de hoje.
ATO DE CONSAGRAÇÃO AO
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Sagrado Coração de Jesus , que manifestastes a Santa Margarida Maria o desejo de velar sobre nossas famílias cristãs, nós estamos aqui, neste momento, consagrando-vos nosso lar, nossa família.

Abençoai, Senhor, nossos trabalhos, nossas tarefas, nossos projetos, nossos empreendimentos espirituais e temporais. Afastai de nós as angústias, os pensamentos negativos, a discórdia e o desamor.
Se alguma vez tivermos a infelicidade de vos ofender, que vossa misericórdia venha ao encontro de nossa fragilidade humana, tão necessitada de redenção.
E quando chegar a hora da separação, no final de nossos dias aqui na terra, acolhei-nos na glória eterna, Sagrado Coração de Jesus.
Digne-se o Coração Imaculado de Maria, juntamente com o glorioso patriarca São José, apresentar-vos esta consagração que estamos realizando, neste momento, com alegria e profunda gratidão.
Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino. Reino de justiça, de paz, de fraternidade e de redenção.
Os
Apresentadores do Programa Talentos de Deus, Lira Cecília Tecladista de
Jesus e o Professor Carlos Frederico cantaram a música "Vem e eu
mostrarei" dos autores Josmar Braga e Valdecir Farias. Assista a gravação do Programa Talentos de Deus sobre o "Sagrado Coração de Jesus" em nosso canal no YouTube:
FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário