No dia 17 de novembro de 2018, os Apresentadores do Programa Talentos de Deus, Lira Cecília Tecladista de Jesus e Professor Carlos Frederico, gravaram sobre a relação entre a Música e a Religião (fé), em homenagem à Padroeira dos Músicos: Santa Cecília (22 de novembro).
A música sempre esteve presente na religião. Maestros de suma importância ao longo da história, como Mozart, Beethoven e Vivaldi compuseram missas, transformando sons em atos explícitos de louvor a Deus e proclamando liturgicamente anseios e questionamentos sobre o sentido da vida e da morte.
Quase todas as religiões usam a música como um caminho para se aproximar de seus fiéis. Das três grandes religiões monoteístas - islamismo, judaísmo e cristianismo, todos aceitam o Antigo Testamento da Bíblia como livro revelado e trabalham suas práticas musicais litúrgicas para elucidar diferentes aspectos da interação humana com a música, contribuindo para o equilíbrio e o desenvolvimento espiritual. O cristianismo tem produzido uma pluraridade de sons através do catolicismo tradicional e dos movimentos pentecostais e neopentecostais/evangélicos.
Wagner expressou certa vez que se a Religião deixasse de cumprir seus objetivos, seria a música a sua última esperança. Nas Mecas, até os dias atuais, o Sacerdote entoa o canto sagrado para convidar os fiéis à oração, pois a música e a poesia são consideradas expressões divinas para os seguidores de Maomé.
Música é vibração, é frequência, por isso, ela possui íntima relação com a nossa psique e até com a nossa saúde. Pode ser utilizada não apenas para alegrar, harmonizar, festejar, mas para nos levar a estados superiores de Consciência.
Desde a antiguidade, a música é utilizada para o bem-estar, elevação espiritual, fins nobres ou terapêuticos. Escritos de mais de 4000 anos da China, Índia, Egito e outros povos relatam isso.
→ Após a palestra dobre a relação da Música com a Religião, o Professor Carlos Frederico recitou a ORAÇÃO A SANTA CECÍLIA, logo em seguida, Lira Cecília Tecladista de Jesus cantou e tocou no violão sua composição "Teu é o meu coração". Assistam no vídeo abaixo, a gravação deste dia.
ORAÇÃO DE SANTA CECÍLIA
(A santa que morreu cantando)
Ó Gloriosa Santa Cecília, apóstola de caridade,
espelho de pureza e modelo de esposa cristã!
Revesti-nos de inviolável confiança
na misericórdia de Deus,
pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus,
não nos desviemos jamais da salvação eterna.
Gloriosa Padroeira nossa,
que os vossos exemplos de fé e de virtude
sejam para todos nós um brado de alerta,
para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus,
na prosperidade como nas provações,
no caminho do céu e da salvação eterna.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário