"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus." (Mateus 5,9)
No dia vinte e nove de dezembro de 2022, o Programa Talentos de Deus sob o comando da Apresentadora Lira Cecília Tecladista de Jesus, abordou o tema DIA MUNDIAL DA PAZ e também fez menção à SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS por serem comemorados no mesmo dia primeiro de janeiro.
O primeiro dia do ano foi oficializado como feriado internacional por se tratar do DIA MUNDIAL DA PAZ, e não por ser apenas a chegada do novo ano, como muitas pessoas pensam. Inicialmente chamado simplesmente de DIA DA PAZ e tendo sido criado pelo Papa Paulo VI em 1967. Para o Papa, a celebração não deve ser voltada apenas aos católicos, mas sim, para todas as pessoas no mundo, não importando a religião.
Muitas pessoas costumam confundir o DIA INTERNACIONAL DA PAZ com o DIA MUNDIAL DA PAZ . Vamos saber a diferença?
O DIA INTERNACIONAL DA PAZ é celebrado dia 21 de setembro e foi criado pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1981. Ambas as datas ressaltam a importância de promover o fim do conflito e da violência, seja por meio de guerra, preconceito, raça, religião, etnia ou qualquer outro aspecto que fira aos direitos humanos.
PAZ (do latim Pax) é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações e agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra.
É hora de pararmos um pouco para nos interrogar, aprender, crescer e deixar transformar". Este é o convite do Papa Francisco contido na mensagem para o Dia Mundial da Paz 2023, celebrado em primeiro de janeiro.
O tema escolhido pelo Pontífice é "Ninguém pode salvar-se sozinho. Juntos, recomecemos a partir da Covid-19 para traçar sendas de paz". Passados três anos, é justamente a experiência da pandemia o fio condutor da mensagem.
Além disto, para nós cristãos católicos, celebramos a SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS (Theotókos), aquela que nos deu o exemplo de confiança ao projeto salvífico de Deus e, claro, trouxe Jesus Cristo para o meio de nós. Esta comemoração ocorre dentro das festividades de Natal, na oitava de Natal (oito dias depois da Natividade, primeiro dia do ano novo), para relembrarmos o nascimento de Jesus, o Filho de Deus. De acordo com a tradição católica, é a primeira Festa Mariana da Igreja Ocidental, e começou a ser celebrada em Roma no Século VI, possivelmente junto com a dedicação do templo, no dia 1º. de janeiro, a Santa Maria Antiga no Foro Romano, uma das primeiras igrejas de Roma. Desta forma, esta Festa Mariana encontra seu marco litúrgico no Natal e ao mesmo tempo em que todos os católicos começam o ano novo pedindo a proteção da Santíssima Virgem Maria.
A Virgem Maria é o exemplo da dignidade de todas as mulheres e mães. Ela é o modelo e o caminho a seguir.
Ao celebrar o mistério da Maternidade Divina de Maria, a Igreja Católica a reconhece também como sua mãe, pois ao longo dos tempos gera novos filhos para Deus.
O Programa Talentos de Deus contou com a participação do escritor e poeta José Carlos Gomes mais conhecido como JC Gomes, morador em Itaboraí, RJ, que muito abrilhantou com suas palavras e simplicidade.
A apresentadora Lira Cecília cantou e tocou no violão a belíssima Oração de São Francisco de Assis.
Assistam a gravação completa do Programa Talentos de Deus, no vídeo abaixo e que se encontra em nosso canal no youtube. Aproveitamos para convidá-los a se inscreverem em nosso canal. Com este gesto cada um de vocês nos ajudarão a fazer este Projeto de Evangelização a crescer mais, arrebanhando almas para Jesus. Amém? Amém!
Que ao iniciar este Novo Ano 2023, com a intercessão de Santa Maria Mãe de Deus, deixemo-nos ser conduzidos pelos Planos de Deus neste mais um passo que damos para o encontro definitivo de Deus. FELIZ ANO NOVO! Paz e Bem!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário